Arquitetura
Quintal da Braz
Implantada em terreno quase plano no bairro da Vila Mariana, o detalhe que mais chamou a atenção logo na primeira visita ao local, foi a grande vegetação existente na área dos fundos.
A partir daí houve a idéia de fazer uma pizzaria com um aconchego residencial toda voltada para o quintal.
O objetivo principal era “obter uma edificação com conforto ambiental, que despertasse a afetividade dos usuários e não rompesse com o bairro onde está inserida”.
Desta maneira conservou-se a fachada original do sobrado de 1920. Remanejaram-se algumas janelas (dentro do conceito de reuso).
As divisões internas assim como o piso do pavimento superior foram eliminados, dando lugar ao grande salão com pé direito de 7m, com tesouras e forro todos aparentes. Ao fundo construíram-se dois grandes fornos cônicos que chamam a atenção logo na entrada.
Para acomodar um maior número de mesas, um novo volume com telhado mais baixo foi acoplado ao original, formando uma espécie de “varanda”, toda ladeada por grandes janelas pivotantes que se abrem para o jardim projetado na lateral e contribuem para a ventilação natural do espaço.
Logo na entrada do salão – todo envidraçado – é possível avistar o quintal dos fundos. Para convidar o usuário a usufruir deste espaço, foi criada uma passarela sinuosa entre as árvores que leva até uma área de estar nos fundos com lareira e mesas ao ar livre.