Exposições
Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo
2012
MUDE - Museu do Design e da Moda
Com curadoria de Zanini de Zanine e Raul Schmidt, a exposição começa nos anos 40 do século XX, e prolonga-se até os dias de hoje, com mobiliário de 17 designers, ilustrando a evolução do design brasileiro. No início, imperavam o design simples e os materiais nobres, como a madeira. Depois, cresceu a irreverência e acrescentaram-se preocupações ambientais – expressas no uso de matérias- primas baratas ou recicladas, com vista à sustentabilidade.
Hoje, o design brasileiro aproxima-se da arte, mas mantém características próprias e vincadamente tropicais: cores vivas e formas inspiradas na natureza – da terra aos peixes, árvores e pássaros.
Essa exposição apresenta uma seleção de mais de 80 peças de mobiliário e luminária, da coleção de Raul Schmidt, de designers como Joaquim Tenrero, José Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, e Oscar Niemeyer, representando os anos 40-50. Já nas peças contemporâneas, marcadas pela diversidade, irreverência e sustentabilidade, estão nomes como os Irmãos Campana, Brunno Jahara, Zanini de Zanine, Sergio Matos, Carlos Motta, Ovo, Maneco Quinderé e Domingos Tótora.