28 de novembro, 2013

Lançamento do livro “Móvel Brasileiro Contemporâneo”

convite_dpot[7]

O design dos móveis brasileiros segue também o contexto histórico do nosso país. Nos anos 1980, os novos ares trouxeram uma geração de profissionais que seguia o trabalho dos modernistas e se interessava pela produção primorosa e muitas vezes artesanal dos móveis de madeira. Surgiram também os designers que inovavam nos materiais e misturavam couro, borracha, lona, alumínio e até fibras de cimento. Na década de 90 as obras foram caracterizadas por humor e irreverência. Agora no século XXI, a marca do design mobiliário brasileiro é a diversidade.

Esses mais de 30 anos de história dos móveis nacionais estão no recém lançado livro “Móvel Brasileiro Contemporâneo”, de direção editorial de Paulo Herkenhoff e organização de Adélia Borges e Rafael Cardoso.  A obra realizada pela FGV Projetos e pela Editora Aeroplano, traz peças idealizadas por nomes como Bernardo Senna, Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Marcelo Rosenbaum, Zanini de Zanine, Hugo França, Julia Krantiz, entre outros.

“Móvel Brasileiro Contemporâneo” completa os anos seguintes abordados por “Móvel Brasileiro Moderno”, que trouxe a história de importantes autores que atuaram no design entre as décadas de 1920 e 1960. “O retrato deste livro é o de uma criação plural, em que a diversidade é a técnica. O design de móveis passou a ser efetivamente praticado nos quatro cantos do país. Internacionalmente, o Brasil passa a ser visto como um protagonista capaz de soluções que trazem frescor ao cenário do design”, ressaltou Adélia Borges.

Comentários

  1. dalila Fonseca disse:

    vem para o Rio qd?

Deixe um comentário

* Campos obrigatórios